RELAÇÕES DE PODER NA POSIÇÃO DE DIRIGENTES DE CÍRCULO DE ORAÇÃO NA ASSEMBLEIA DE DEUS DO RECIFE:

POR UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

  • Dalexon Sérgio da Silva UNICAP
  • Rejane Maria da Silva RENORBIO/UFC

Resumo

Com base na Análise Materialista do Discurso de vertente pecheuxtiana, este trabalho objetiva analisar, numa relação de poder, a posição ocupada por três dirigentes de círculo de oração na Igreja Assembleia de Deus de Deus do Recife - Pernambuco, para mostrar os efeitos de sentido que são produzidos a partir dessa posição-sujeito, bem como, as formações imaginárias e a presença de outros discursos que atravessam o lugar ocupado pelas mulheres nesta igreja. Para tal, mobiliza-se as concepções de discurso, posição-sujeito, condições de produção e formações imaginárias, por meio da análise de um corpus constituído por um questionário contendo cinco perguntas feitas a essas dirigentes sobre o perfil da liderança feminina, considerando que o círculo de oração é o maior espaço de liderança dado à mulher nessa igreja. Dentre os resultados, a pesquisa mostrou que a liderança masculina nessa Assembleia de Deus se sobrepõe à feminina .

Biografia do Autor

Dalexon Sérgio da Silva, UNICAP

Pós-doutor e Doutor em Ciências da Linguagem pela UNICAP em Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior - PDSE - CAPES, pela Universidade de Lisboa e Universidade Aberta de Lisboa – Portugal.  

Rejane Maria da Silva, RENORBIO/UFC

Doutora em Biotecnologia – RENORBIO/UFC.

Publicado

15.08.2024

Como Citar

Silva, D. S. da, & Silva, R. M. da. (2024). RELAÇÕES DE PODER NA POSIÇÃO DE DIRIGENTES DE CÍRCULO DE ORAÇÃO NA ASSEMBLEIA DE DEUS DO RECIFE: : POR UMA ANÁLISE DISCURSIVA. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 13(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/113