RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA:

CISMA CONTROLADO

Autores

  • Rodrigo do Prado Bittencourt Universidade de Coimbra

Resumo

Este artigo busca analisar o papel da Renovação Carismática Católica (RCC) dentro da dinâmica do mercado religioso atual. Atendendo à necessidade de atrair novos fiéis e conservar os antigos, diante da acirrada disputa no campo religioso das últimas décadas do século XX, este grupo reproduz grande parte das práticas do Neopentecostalismo Evangélico. Apesar de suas  aracterísticas de independência e autonomia, entretanto, a RCC apresenta forte submissão à hierarquia eclesial, representando um importante instrumento de controle religioso e social por parte da hierarquia eclesiástica e permitindo a vivência de uma experiência de cisma que não se concretiza completamente. impactar positivamente na saúde dos fieis, inclusive em tempos de  pandemia. 

Biografia do Autor

Rodrigo do Prado Bittencourt, Universidade de Coimbra

Doutorado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Universidade de Coimbra, 2017, mestrado em Teoria e História Literária (UNICAMP, 2013). 

Downloads

Publicado

15.08.2024

Como Citar

Bittencourt, R. do P. (2024). RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA: : CISMA CONTROLADO. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 12(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/125