HABERMAS, LEITOR DE KANT
O AGIR COMUNICATIVO COMO UMA NOVA SIGNIFICAÇÃO PARA O IMPERATIVO CATEGÓRICO
Palavras-chave:
Agir comunicativo, imperativo categórico, Habermas, KantResumo
Este artigo se propõe a apresentar brevemente a teoria da ação comunicativa do filósofo alemão Jürgen Habermas e sua correlação com o imperativo categórico do também filósofo alemão Immanuel Kant. Historicamente falando, podemos dizer que mais de dois séculos separam os dois pensadores, mas o mote filosófico é bem semelhante, haja vista que no século XX, Habermas sendo descendente do pensamento da Escola de Frankfurt, que defendeu claramente uma visão “desracional” diante do mundo contemporâneo, se colocou diante do desafio de recuperar a razão que segundo ele ficou embotada e esquecida. Seu papel filosófico é o de resgatar a empreitada do pensamento racional que foi iniciada com o Iluminismo e que ainda não foi plenamente realizada. Desse modo, Habermas crê que o primeiro passo para a efetuação desse projeto passa pelo viés ético. A ação comunicativa é um dos meios para a concretização desse pensamento, pois, para tanto, ele encontra respaldo em seu antecessor histórico que afirma que a ética deve se realizar de modo universal a partir dos atos individuais. Em outras palavras, comunicar é um ato individual que tem, por sua vez, um objetivo universal ou objetivo. Por isso, pode-se afirmar que a ação comunicativa habermasiana é um modo de ressignificação do pensamento kantiano para o nosso tempo.
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