DESAFIOS DE UMA PROPOSTA PNEUMATOLÓGICA PARA O PENTECOSTALISMO

Autores

  • Claiton Ivan Pommerening Faculdade Refidim

Palavras-chave:

Pneumatologia, pentecostalismo, experiência religiosa, êxtase

Resumo

A teologia do pentecostalismo tem algumas deficiências em sua formulação teológica formal, pois é basicamente de tradição oral, experiencial e narrativa e, portanto, volúvel e adaptável às exigências sociais, mercadológicas e religiosas, por outro lado é sujeita às teologias históricas cessacionistas que tolhem a liberdade experiencial do Espírito. Entretanto, apesar de sua teologia líquida, o tema da pneumatologia, na maioria dos casos, continua tendo valor prioritário, dessa forma, este artigo quer valorizar a teologia do Espírito Santo e propor uma teorização atenta à necessidade da experiência, sem que uma anule a outra. Para isso se salien- tará a imprevisibilidade, a irreverência, o paradoxismo, o holismo, o carisma e o agir cuidadoso do Espírito Santo.

Biografia do Autor

Claiton Ivan Pommerening, Faculdade Refidim

Mestre e doutor em Teologia pela Faculdades EST. Membro do RELEP – Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais, do NEPP – Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo, do Fórum Pentecostal Latino-americano e Caribenho e GEP – Grupo de Estudo do Pentecostalismo. Professor de Teologia na Faculdade Refidim (Joinville – SC) e editor da Azusa Revista de Estudos Pentecostais (ISSN 2178-7441). Pas- tor auxiliar na Assembleia de Deus em Joinville (SC). E-mail: claiton@ceeduc.edu.br. Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/5540550378381150.

Downloads

Publicado

14.08.2024

Como Citar

Pommerening, C. I. (2024). DESAFIOS DE UMA PROPOSTA PNEUMATOLÓGICA PARA O PENTECOSTALISMO. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 7(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/137

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.