NETO, L.L. O novo rosto da missão: os movimentos ecumênico e evangelical no protestantismo latino-americano. Viçosa: Ultimato, 2002.

Autores

  • Fernando Cardoso Bertoldo Faculdades EST

Resumo

A hipótese de que o protestantismo latino-americano até 1916 vinha desenvolvendo, ainda que aos trancos e barrancos, um projeto missionário mais adequado para a situação latino-americana. Fazendo um levantamento de dados a respeito de congressos de cooperação missionária, trazemos um questionamento plausível relacionado ao Congresso de Montevidéu, devido à maioria dos participantes não serem latino-americanos, porém um latino- americano foi escolhido para presidir os trabalhos. A análise deixa evidente seu questionamento com relação a hegemonia norte-americana nos congres- sos. Assim, o destaque para o Congresso de Havana, pois, ali foi o término desta hegemonia norte-americana e início de um novo processo. O desenvol- vimento é abordado como fator de questionamento da missão do protestan- tismo latino-americano. A revolução como novo despontar de uma nova cons- ciência no protestantismo latino-americano.

Biografia do Autor

Fernando Cardoso Bertoldo, Faculdades EST

Doutorado em andamento em Teologia pela Faculdades EST (2017). Mestre em Teologia na PUCRS (2017). Bacharel em Psicologia pela PUCRS (2013). Bolsista CAPES. Email: nandobertoldo@hotmail.com.

Downloads

Publicado

15.08.2024

Como Citar

Bertoldo, F. C. (2024). NETO, L.L. O novo rosto da missão: os movimentos ecumênico e evangelical no protestantismo latino-americano. Viçosa: Ultimato, 2002. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 8(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/204

Edição

Seção

Resenhas