ZABATIERO, Júlio. Fundamentos da teologia prática. São Paulo: Mundo Cristão, 2005.

Autores

  • Leonel Vieira Faculdade Refidim

Resumo

A relação de grande parte dos cristãos com a teologia não é amigável. Em muitas igrejas, ou ela é nociva ou dispensável. É comum ver a partir de púlpitos pentecostais pregadores receberem apoio de seus ouvintes quando atacam a teologia. Até mesmo em igrejas onde a formação teológica é requisito para a ordenação ministerial ela é apenas uma dificuldade a ser vencida no início da carreira. Em circuitos acadêmicos, teólogos profissionais estão cada vez mais distantes e isolados em seus castelos de sabedoria inacessíveis.

Mas isto é fruto de uma compreensão equivocada da teologia. Em meio ao caos, Deus sempre tem os seus remanescentes. É assim que nos chega essa obra de Júlio Paulo Tavares Zabatiero, que é pastor da Igreja Presbiteriana Independente. Docente de teologia desde 1980, com doutorado em teologia pela Escola Superior de Teologia (EST/RS). Professor da Faculdade Unida de Vitória e da Escola Superior de Teologia. Vice-presidente da Fraternidade Teológica Latino-Americana setor Brasil, e membro da ANPUH (Associação de Professores Universitários de História) e do GT de Filosofia da Religião da ANPOF (Associação de Pós-Graduação em Filosofia). Com essa formação, Zabatiero convida cada ministro e ministra da casa de Deus a se denominarem teólogo prático e teóloga prática; e cada teólogo a ser servo, diácono a serviço do povo de Deus.

Downloads

Publicado

12.08.2024

Como Citar

Vieira, L. (2024). ZABATIERO, Júlio. Fundamentos da teologia prática. São Paulo: Mundo Cristão, 2005. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 3(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/28

Edição

Seção

Resenhas