A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ NO PENTECOSTALISMO CLÁSSICO/NEOPENTECOSTALISMO

Autores

  • Fernando Albano Faculdade Refidim

Palavras-chave:

Pentecostalismo, neopentecostalismo, justificação, fé, perdão, salvação

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir brevemente sobre a presença e concepção da justificação mediante a fé (conforme compreendida pela tradição evangélica) nas teologias e práticas das comunidades pentecostais/neopentecostais. Parte-se do pressuposto de que a doutrina da justificação é essencial na configuração de comunidades eclesiais que pretendem ser evangélicas. Logo, diante de algumas contradições no cenário pentecostal/neopentecostal brasileiro, em relação à referida doutrina protestante, reflete-se até que ponto a identidade evangélica destas igrejas não estariam em “cheque”, sendo, portanto, necessária uma reflexão crítica e aproximação com a tradição evangélica histórica, da qual o pentecostalismo e neopentecostalismo procedem e frequentemente se identificam.

Biografia do Autor

Fernando Albano, Faculdade Refidim

Fernando Albano é Licenciado em Ensino Religioso (UNIVILLE), Mestre em Teolog ia (EST/RS), Coordenador da equipe de pesquisa EPOS, Professor de Teologia Sistemá tica na Faculdade Refidim, Evangelista da Assembleia de Deus em Joinville/SC e membro do RELEP – Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais.

Downloads

Publicado

12.08.2024

Como Citar

Albano, F. (2024). A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ NO PENTECOSTALISMO CLÁSSICO/NEOPENTECOSTALISMO. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 4(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/33

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.