GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

O QUEIJO E OS VERMES: RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA

Autores

  • Allan Henrique Gomes Faculdade Refidim

Resumo

“O Queijo e os Vermes” expressa, metaforicamente, a forma como o moleiro Domenico Scandella (1532-1600) explicou a criação de Deus, dos anjos e das demais criaturas. A narrativa protagonizada por Domenico, ou melhor, Menocchio (seu apelido) é a obra que referencia Carlo Ginzburg como principal historiador na elaboração do método indiciário.

Nesta resenha optamos em contar sobre a trama desvelada no livro em questão e, ao mesmo tempo, fazer algumas considerações sobre a perspectiva indiciária de Ginzburg, que se debruça aos si- nais, aos indícios, aos detalhes que revelam e que se escondem no singular.

Biografia do Autor

Allan Henrique Gomes, Faculdade Refidim

Allan Henrique Gomes é psicólogo, doutorando em psicologia (UFSC) e atua como professor na Faculdade Refidim, Joinville/SC.

Downloads

Publicado

12.08.2024

Como Citar

Gomes, A. H. (2024). GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.: O QUEIJO E OS VERMES: RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 4(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/35

Edição

Seção

Resenhas