A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA VIRADA NARRATIVA PARA O ESTUDO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Sidney de Moraes Sanches Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Palavras-chave:

Paradigma, narrativa, sujeito, contemporaneidade

Resumo

Esse artigo descreve a virada paradigmática em favor da narrativa e examina suas possi- bilidades para o Sujeito contemporâneo enquanto conhecedor de si e da realidade que o cerca. Essa mudança epistemológica se faz desde um empreendimento multidisciplinar dentro das Humanidades que será apresentada a partir de cada uma de suas disciplinas, identificando e organizando os elementos comuns e díspares nas aproximações ao uso da narrativa. A pergunta é se a virada paradigmática em favor da narrativa – narrative turn, constitui uma mudança epistemológica consistente com as exigências de explicação e justificação deste Sujeito contemporâneo e sua busca por sentido na experiência que faz do mundo. Ao final, colocaremos a necessidade de prosseguir essa análise em busca de certas convergências e divergências entre esses estudos a fim de perceber se, de fato, é justificável falar de uma virada paradigmática em favor da narrativa para estudo do Sujeito contemporâneo.

Biografia do Autor

Sidney de Moraes Sanches, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Professor na Faculdade Nazarena do Brasil, onde é Diretor Acadêmico e Coordenador do Bacharelado em Teologia.

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Sanches, S. de M. (2024). A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA VIRADA NARRATIVA PARA O ESTUDO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 6(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/101