O IMAGINÁRIO ASSEMBLEIANO E A TRANSIÇÃO DO RURAL PARA O URBANO

Autores

  • Maxwell Pinheiro Fajardo Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Assembleias de Deus, urbanização, industrialização, usos e costumes

Resumo

As Assembleias de Deus formam o grupo pentecostal que mais cresceu no Brasil durante o século XX. Nascida na cosmopolita Belém do Pará no início do século XX, a Assembleia de Deus desenvolveu suas bases nos Estados do Norte e do Nordeste do Brasil. Posteriormente, acompanhando o fluxo das migrações internas, a igreja se estabeleceu nas metrópoles do Sudeste, não demorando em tornar-se a maior igreja evangélica do país, contando hoje com 12 milhões de membros (de acordo com o Censo 2010), seis vezes mais que a segunda maior igreja do país. Em nossa comunicação trabalhamos com a hipótese de que para alcançar tal posição os elementos culturais de ordem interna das Assembleias de Deus apresentaram um grau de elasticidade e adap- tabilidade capaz de resistirem às pressões externas do contexto de industrialização e urbanização brasileiras nos ambientes em que a igreja começa a penetrar com vigor a partir da década de 1940. Diferente de outras igrejas que surgiram nas metrópoles do Sudeste em meados do século XX como a Igreja do Evangelho Quadrangular e Igreja O Brasil para Cristo, as Assembleias de Deus tiveram que administrar no ambiente urbano uma tradição já estabelecida em seus primeiros trinta anos de existência no Norte e no Nordeste do Brasil. No entanto, ainda que de maneira não planejada, a denominação mostrou-se capaz de moldar-se às novas condições sociais a ela impostas, garantindo seu substancial crescimento nas metrópoles.

Biografia do Autor

Maxwell Pinheiro Fajardo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisador do Grupo Religião e Periferia na América Latina (REPAL-UMESP), do Grupo de Estudos do Protestantismo e Pentecostalismo (GEPP-PUC/SP) e da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais (RELEP).

Downloads

Publicado

14.08.2024

Como Citar

Fajardo, M. P. (2024). O IMAGINÁRIO ASSEMBLEIANO E A TRANSIÇÃO DO RURAL PARA O URBANO. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 7(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/129

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.