A ASSEMBLEIA DE DEUS EM JOINVILLE

CRESCIMENTO E EXPANSÃO NA “MANCHESTER CATARINENSE”

Autores

  • Mario Sérgio de Santana Faculdade Refidim

Palavras-chave:

Pentecostalismo, imigração, Assembleia de Deus, industrialização, crescimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo, relacionar o crescimento da Igreja Evangélica Assembleia de Deus com o ritmo de expansão industrial da cidade de Joinville, e perceber como a atração da mão de obra de várias regiões de Santa Catarina e de outros estados, aliada a ação evangélica da denominação, possibilitou o aumento considerável de membros da denominação no município. Para construir essa relação foram consultados artigos do Mensageiro da Paz das décadas de 1930 e 1940, e publicações comemorativas da própria denominação, onde se pode ter um panorama geral da igreja em Joinville. Obras historiográficas de autores joinvilenses sobre a cidade e de cientistas sociais que abordam especificamente o crescimento dos pentecostais também foram consultados para contextualizar a expansão da Assembleia de Deus em Joinville.

Biografia do Autor

Mario Sérgio de Santana, Faculdade Refidim

Mario Sérgio de Santana é licenciado em História, pós-graduado em História Cultural e diácono na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville.

Downloads

Publicado

12.08.2024

Como Citar

Santana, M. S. de. (2024). A ASSEMBLEIA DE DEUS EM JOINVILLE: CRESCIMENTO E EXPANSÃO NA “MANCHESTER CATARINENSE”. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 3(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/26

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.