AS BASES FILOSÓFICAS DA VISÃO NA CONTEMPORANEIDADE A RESPEITO DE DEUS

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joel Haroldo Baade Faculdades EST

Palavras-chave:

Conceito de Deus, religião, filosofia, contemporaneidade

Resumo

As concepções a respeito de Deus, seja na história da ciência e da filosofia, ou na história da teologia são bastante díspares. As raízes da compreensão contemporânea sobre a ideia de Deus estão na Grécia Antiga, mas cujas concepções sofrem inúmeras mudanças ao longo da história, devido a múltiplas influências. A partir disso, o objetivo da presente análise é esboçar o desenvolvimento das compreensões a respeito da ideia de Deus ao longo da história ocidental de modo a compreender a concepção contemporânea a respeito de Deus. A abordagem é de natureza exploratória e descritiva, fazendo uso de fontes bibliográficas. Conclui-se que o desenvolvimento histórico da ideia de Deus, da filosofia e da ciência não permite descartar a ideia de Deus como algo contrário à razão humana.

Palavras-chave:;;;.

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Ecumenismo e Diálogo Interreligioso. Docente e Pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Contato: e-mail: adelciomachado@gmail.com.

Joel Haroldo Baade, Faculdades EST

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Docente e Pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Pro- fissional em Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Contato: e-mail: baadejoel@gmail.com.

Downloads

Publicado

14.08.2024

Como Citar

Santos, A. M. dos, & Baade, J. H. (2024). AS BASES FILOSÓFICAS DA VISÃO NA CONTEMPORANEIDADE A RESPEITO DE DEUS. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 7(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/132