O QUE PENSAM AS CRIANÇAS SOBRE DEUS?

Autores

  • Sandra Felício Roldão Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
  • Eleni Lechinski Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Criança, Deus, família, fé

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de um estudo realizado a fim de tentar compreender como crianças entre seis e dez anos de idade representam Deus e também o entendimento que elas têm sobre a fé. O desafio é entender como essas crianças expressam o seu Deus. Talvez, para muitos, a tenra idade justifique olhá-las como sujeitos passivos que apenas incorporam a cultura adulta que lhes é imposta, mas, nesse artigo, tendo como âncora os estudos da Sociologia da infância, elas serão consideradas como atores sociais que, interagindo com o mundo, criam formas próprias de compreensão e de ação sobre a realidade, neste caso, sobre a fé. Concluiu-se com o estudo, que a religiosidade da criança está “costurada” aos valores de religião presentes no contexto familiar ao qual pertence e se encontram representados de diversas formas no cotidiano escolar, bem como na sociedade em geral. O estudo é caracterizado pela abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coletas de dados a roda de conversas e os desenhos das crianças.

Biografia do Autor

Sandra Felício Roldão, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Pedagoga formada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), com espe- cialização em Psicopedagogia pela Associação Catarinense de Ensino. Contato: usandrinha@gmail.com.

Eleni Lechinski, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

14.08.2024

Como Citar

Roldão, S. F., & Lechinski, E. (2024). O QUE PENSAM AS CRIANÇAS SOBRE DEUS?. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 7(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/133

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.