A INFLUÊNCIA AGOSTINIANA NA TEOLOGIA CALVINISTA

Autores

  • Carlos César Gomes Mendes Faculdade de Teologia Hokemãh

Palavras-chave:

Agostinho, Calvino, catolicismo romano, Pais da Igreja, teologia calvinista

Resumo

Neste artigo procurou-se fazer um levantamento histórico-crítico das raízes e origem da Teologia Calvinista em relação a algumas doutrinas muito conhecidas no meio evan- gélico, destacando a importância das obras de Agostinho e da tradição teológica católica romana na formulação do pensamento teológico de João Calvino e na produção de suas Instituas da Religião Cristã. As doutrinas analisadas foram: predestinação e elei- ção incondicional, pré-conhecimento, depravação total e mistério, amilenismo, prisão de Satanás e batismo de crianças. Além de que, buscou-se na teologia produzida pelos Pais da Igreja pré-agostinianos, algum que formulou embrionariamente algumas dessas doutrinas presentes na teologia Calvinista.

Biografia do Autor

Carlos César Gomes Mendes, Faculdade de Teologia Hokemãh

Estudante de Teologia da FACULDADE DE TEOLOGIA HOKEMÃH. Graduado em Licenciatura em Matemática pelo IFMA e mestrado em Engenharia da Eletricidade pela UFMA. E-mail: ccesargmendes@gmail.com.

Downloads

Publicado

14.08.2024

Como Citar

Mendes, C. C. G. (2024). A INFLUÊNCIA AGOSTINIANA NA TEOLOGIA CALVINISTA. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 8(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/170

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.