Formação de obreiros na Assembleia de Deus em Guaramirim:

Vocação e formação

Autores

  • Andreia Ramos Sarturi Faculdade Refidim
  • Ailto Martins PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.29327/2419655.2.15-3

Palavras-chave:

Formação teológica, prática ministerial, obreiros, Assembleia de Deus, Guaramirim, escola de formação

Resumo

Este estudo investigou a relação entre a formação teológica e a prática ministerial de obreiros da Assembleia de Deus em Guaramirim. A pesquisa qualitativa e bibliográfica, com a aplicação de um questionário online, revelou que os obreiros
valorizam a formação teológica como um investimento para o crescimento pessoal e profissional, mas demandam cursos mais práticos e atualizados. A análise dos dados evidenciou a importância da experiência prática e a necessidade de conciliar a vida pessoal com o ministério. Com base nos resultados, propõe-se a reestruturação da Escola de Formação de Obreiros da Assembleia de Deus em Guaramirim, visando oferecer uma formação mais completa e eficaz. A proposta inclui a redução do período do curso, a adoção da modalidade híbrida e a oferta de cursos de curta duração com foco em áreas como pregação, liderança e missões. A pesquisa contribui para o campo da teologia prática ao demonstrar a necessidade de uma formação teológica que combine teoria e prática, e que seja capaz de atender às demandas do ministério contemporâneo. Os resultados
sugerem que a reestruturação da escola de formação é um investimento estratégico para a igreja, impactando diretamente a qualidade do ministério e o desenvolvimento da comunidade. 

Biografia do Autor

Andreia Ramos Sarturi, Faculdade Refidim

Graduanda em Teologia.

Ailto Martins, PUCPR

Doutor em Teologia pela PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Mestre em Teologia pela FABAPAR (Faculdades Batista do Paraná).

Referências

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Publicado

17.12.2024

Como Citar

Sarturi, A. R., & Martins, A. (2024). Formação de obreiros na Assembleia de Deus em Guaramirim: : Vocação e formação. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 15(2). https://doi.org/10.29327/2419655.2.15-3

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