CURA ESPIRITUAL E MEDICINA ATUAL

UMA PERSPECTIVA TEOLÓGICA

Autores

  • Joel Worma de Souza Faculdade Refidim
  • Fernando Albano Faculdades EST

Palavras-chave:

enfermidade, cura divina, teologia, medicina

Resumo

A obra da salvação, segundo a perspectiva cristã, é de caráter integral e, portanto, diz respeito à vida humana em sua totalidade. Em sentido teológico, isso significa concretamente em perdão dos pecados (dimensão espiritual) mas também à cura espiritual e/ou divina (saúde do corpo/mente). Isto posto, o presente artigo, a partir de literatura especializada, tanto no campo teológico quanto médico, defende a ideia de que deve e pode haver um diálogo fecundo entre a teologia e a medicina atual. Pesquisas atuais sugerem uma abordagem holística da saúde humana, que inclui a dimensão espiritual. Logo, é necessário superar preconceitos para com a dimensão religiosa da vida, e seu impacto na saúde das pessoas, assim como os religiosos (cristãos ou não) devem perceber a medicina tradicional como um meio “sagrado”, ou passível de “uso divino” para promover o bem estar humano, objetivo também da proposta evangélica da salvação.

Biografia do Autor

Joel Worma de Souza, Faculdade Refidim

Bacharel em Teologia pela Faculdade Refidim, Jlle/SC. Graduado em Farmácia – Análises Clínicas e Graduado em Medicina. Pós-graduado em Programa Saúde da Família.

Fernando Albano, Faculdades EST

Licenciado em Ensino Religioso (Ciências da Religião) pela UNIVILLE, Jlle/SC. Mestre e doutor em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo/RS.

Downloads

Publicado

15.08.2024

Como Citar

Souza, J. W. de, & Albano, F. (2024). CURA ESPIRITUAL E MEDICINA ATUAL: UMA PERSPECTIVA TEOLÓGICA. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 14(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/52

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>