CRISTIANISMO EXISTENCIAL

A HERMENÊUTICA DA EXISTÊNCIA CRISTÃ EM KIERKEGAARD, BULTMANN E TILLICH

Autores

  • Raphaelson Steven Zilse Faculdades EST

Palavras-chave:

Existencialismo, Kierkegaard, Bultmann, Tillich

Resumo

Através da análise de três teólogos este artigo quer apresentar a hermenêutica teológico-existencial como uma das chaves com as quais a existência pode ser interpretada. Søren Kierkegaard, como “pai do existencialismo”, é o primeiro teólogo cuja preocupação central foi a existência cristã e quem estabeleceu os paradigmas com os quais tanto filósofos quanto teólogos posteriores trabalhariam. Rudolf Bultmann, teólogo conhecido por seu método da demitologização, também é reconhecidamente um existencialista. Neste artigo analisaremos a re- lação entre sua hermenêutica sob a qual a existência é interpretada, existência que, paralelamente à Kierkegaard, é autêntica apenas a partir da fé, com seu método exegético. Por último, a interpretação teológico-existencial de Paul Tillich será analisada, mostrando seu desejo para um cristianismo existencial.

Biografia do Autor

Raphaelson Steven Zilse, Faculdades EST

Mestrando em Teologia pela Escola Superior de Teologia - EST (São Leopoldo, RS) e bolsista CNPq, Especialista em Filosofia Contemporânea pela FACEL (2014 - Curiti- ba, PR) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Luterana de Teologia - FLT (2013 - São Bento do Sul, SC). Email: raphaelson.zilse@gmail.com.br.

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Zilse, R. S. (2024). CRISTIANISMO EXISTENCIAL: A HERMENÊUTICA DA EXISTÊNCIA CRISTÃ EM KIERKEGAARD, BULTMANN E TILLICH. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 5(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/67