PNEUMATOLOGIA CRUCIS E O SOFRIMENTO

TEOLOGIA DO ESPÍRITO À SOMBRA DA CRUZ

Autores

  • Fernando Albano Faculdade Refidim

Palavras-chave:

Pneumatologia, pentecostalismo, sofrimento, cruz, Cristo

Resumo

O objeto deste artigo é a pneumatologia pentecostal em diálogo com a teologia da cruz. Os objetivos deste trabalho consistem em: estabelecer relações do Espírito Santo com o sofrimento humano; conceber uma pneumatologia interligada com a teologia da cruz que possa contribuir para a superação do triunfalismo religioso. A metodologia utilizada será de natureza bibliográfica, acessando textos pentecostais em diálogo com a teologia de Martin Lutero. No pentecostalismo há certa postura triunfalista, associado ao seu grande crescimento numérico e presença midiática. A dimensão de serviço cristão, bem como a cruz de Cristo e suas implicações para fé, têm sido esquecida no discurso pentecostal. Sendo assim, sua pneumatologia precisa de uma melhor ligação com a cristologia, especialmente com a teologia da cruz. É necessária a teologia do “Jesus crucificado” e, assim, superar o triunfalismo, tornando-se sensível a ideia de que o sofrimento faz parte da vida humana. Não sendo, necessariamente uma consequência de falta de fé, como amiúde se afirma.

Biografia do Autor

Fernando Albano, Faculdade Refidim

Licenciado em Ensino Religioso (UNIVILLE/SC), Bacharel em Teologia (livre) – Faculdade Refidim/SC. Mestre em Teologia (EST/RS), doutorando em Teologia na mesma instituição; bolsista da Evangelisches Missionswerk da Alemanha. Membro do RELEP – Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais e do Grupo de Pesquisa Teologia Pública em Perspectiva Latino-americana. Coordenador da Azusa: revista de estu- dos pentecostais/Faculdade Refidim (SC) e Professor de Teologia na Faculdade Refidim (SC). Contato: fernando@ceeduc.edu.br.

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Albano, F. (2024). PNEUMATOLOGIA CRUCIS E O SOFRIMENTO: TEOLOGIA DO ESPÍRITO À SOMBRA DA CRUZ. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 5(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/75

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)