AFRICANIDADE E NEGRITUDE

DIMENSÕES DE PENTECOSTALIDADE NA TEOLOGIA AFRICANA

Autores

  • Claiton Ivan Pommerening Faculdade Refidim
  • Orlando Afonso Camutue Gunlanda Faculdade Refidim

Palavras-chave:

Pentecostalidade, teologia africana, teologia negra, contexto, liberdade

Resumo

O Africano já nasce sob o signo da negação diante do modelo de vida ocidental. Esta negação se estende até a sua cultura, raça, religiosidade e modo de pensar a sua realidade. Os modelos teológicos ocidentais vigentes na religiosidade cristã africana na sua maioria deixaram de dar respostas às problemáticas sociais, religiosos e culturais próprias do cotidiano africano. Urge a necessidade de articular reflexões da fé cristã que se dinamizem e assumam a realidade do africano como partida para elaboração de sua teologia. Com isso questiona-se: qual (ais) o(s) caminho(s) da reatualização da fé cristã para a realidade africana? Buscam-se assim na Teologia Africana e na Teologia Negra reflexões que articulem as problemáticas da realidade africana. Resgata-se o conceito de pentecostalidade, como a dimensão da fé que se reatualiza na ação pneumatológica, apresentada por Bernardo Campos para se entender a Teologia Africana e Teologia Negra como movimentos que assumem a contextualidade da fé africana, possibilitando identidades e matrizes teológicas autóctones. Entendem-se ambas, como dimensões de pentecostalidade ao afirmarem a relevância de viver a fé cristã na perspectiva africana e assumirem os dilemas do africano, afirmando a africanidade e negritude vivenciadas através da liberdade do Espírito. Esta é a proposta de discussão do presente texto.

Biografia do Autor

Claiton Ivan Pommerening, Faculdade Refidim

Doutorando em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), bolsista da Evangelisches Missionswerk da Alemanha. Membro do RELEP – Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais e do NEPP – Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo. Professor de Teologia na Faculdade Refidim (Joinville – SC) e editor da Azusa Revista de Estudos Pentecostais (ISSN 2178-7441). Pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Joinville (SC). E-mail: claiton@ceeduc.edu.br. Endereço Lattes: http:// lattes.cnpq.br/5540550378381150.

Orlando Afonso Camutue Gunlanda, Faculdade Refidim

Estudante de Bacharel em Teologia 3o ano na Faculdade Refidim - Joinville; Membro do grupo de iniciação cientifica da Faculdade Refidim; Estudante de Graduação em Psicologia 3o ano na faculdade FGG- Joinville; Angolano residente em Joinville/SC. E-mail: aniorlando123@hotmail.com.

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Pommerening, C. I., & Gunlanda, O. A. C. (2024). AFRICANIDADE E NEGRITUDE: DIMENSÕES DE PENTECOSTALIDADE NA TEOLOGIA AFRICANA. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 5(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/78

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.