A TEOLOGIA PENTECOSTAL DIANTE DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DAS MÍDIAS DIGITAIS:
ENTREVISTAS COM CLAITON POMMERENING, EDUARDO LEANDRO E VALMIR NASCIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.29327/2419655.1.16-7Palavras-chave:
entrevista, teologia pentecostal, mídias digitais, oportunidadesResumo
Com o avento e difusão das mídias digitais na segunda metade do século XX e início do XXI, a teologia pentecostal tem defrontando-se com novos desafios e oportunidades. Ao mesmo tempo que a era midiática tem potencializado à dimensão evangelístico-missionária da fé pentecostal, a propagação da educação bíblica-teológica e ministerial e o fomento de novas formas de discipulado – para além das fronteiras geográficas e geracionais – o ciberespaço impõe os desafios da superficialidade da fé moldada pelos algoritmos, enfraquecimento do conteúdo doutrinário, dissolução da autoridade institucional e vínculos comunitários e da espetacularização da experiência religiosa, dentre outros problemas.
Diante dessas questões, o desenvolvimento de uma ciberteologia pentecostal é impulsionada pela busca por respostas bíblicas críticas e criativas diante da cultura midiática, iluminadas pelo Espírito, cultivando tanto um discernimento espiritual digital, como também um engajamento profético na sociedade em rede. Diante dessas questões, colocar-se: que impasses se colocam à reflexão teológica pentecostal no ambiente midiático? Como produzir uma teologia especificadamente pentecostal nesse contexto? Que possibilidades uma teologia pentecostal no Brasil tem diante do ciberespaço?
É necessário considerar que as mídias digitais não são meramente ferramentas ou espaços neutros, mas sim, espaços teológicos onde disputa-se a forma como se crê, se comunica e se vive a fé pentecostal. Portanto, uma teologia do pentecostal nas, das e para as mídias digitais deve orientar-se pela sabedoria carismática do Espírito que, com poder e graça, pode oferecer direcionamentos pastorais e para a espiritualidade cristã, sobre como manifestarmos uma presença fiel e relevante do evangelho no mundo hiperconectado.
Para refletirmos sobre essa temática, entrevistamos os teólogos Claiton Pommerening, Eduardo Leandro e Valmir Nascimento que tem se dedicado nos últimos anos – cada um a seu modo – à reflexão sobre teologia pentecostal, espaço público e questões pastorais no Brasil, para discutir sobre as interfaces da reflexão teológica pentecostal no contexto das mídias digitais contemporâneas.
Referências
RESUMO DOS CURRÍCULOS DOS ENTREVISTADOS
Dr. Claiton Pommerening: É pastor-auxiliar na Assembleia de Deus em Joinville/SC e teólogo pentecostal. Doutor em Teologia pela EST (Escola Superior em Teologia). Diretor e Professor da Faculdade Refidim e outras instituições. Comentarista das Lições Bíblicas da CPAD. Autor dos livros: “Teologia da Experiência” (CPAD, 2024) e “A obra da salvação” (CPAD, 2019), entre outros artigos e capítulos acadêmicos.
Dr. Eduardo Leandro: É pastor na Assembleia de Deus em Rio Tinto/PB e teólogo pentecostal. Doutor em Teologia pela EST (Escola Superior em Teologia). Diretor e Professor do CETAD-PB (Centro de Estudos Teológicos da Assembleia de Deus da Paraíba) e
outras instituições. Comentarista das Lições Bíblicas da CPAD. Autor dos livros: “Introdução à teologia pentecostal” (CPAD, 2023),
“A sociedade brasileira e o pentecostalismo clássico” (CPAD, 2021), entre outros artigos e capítulos acadêmicos.
Me. Valmir Nascimento: É pastor-auxiliar na Assembleia de Deus em Cuiabá/MT e teólogo pentecostal. É doutorando em Filosofia Política e Social na UNISINOS/RS. Professor da FEICS/MT e de outras instituições. Comentarista das Lições Bíblicas da CPAD. Autor dos livros: “A mente carismática” (Thomas Nelson, 2024), pentecostal” (CPAD, 2025), entre outros artigos e capítulos acadêmicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 AZUSA: Revista de Estudos Pentecostais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.