DAWKINS, ÉTICA E ABORTO

Considerações sobre uma ética não-essencialista e suas implicações político-sociais no Pentecostalismo

Autores

  • Vicente Thiago Freire Brazil Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Ética, pentecostalismo, deontologia, utilitarismo, singularidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as repercussões dos debates éticos nas comunidades pentecostais no Brasileiras. Tomar-se-á recentes declarações do professor britânico Richard Dawkins sobre o aborto de fetos portadores de Síndrome de Down como fio condutor deste debate, com a intenção de apresentar-se paradigmas éticos e meta-éticos elementares e finalmente propor uma compreensão própria que o pentecostalismo faz das questões relativas à ciência do ético a qual valoriza uma percepção da pessoa como singularidade, rompendo assim com uma concepção descritiva ou normalizadora daquilo que é ser humano.

Biografia do Autor

Vicente Thiago Freire Brazil, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Mestre e graduado em Filosofia também pela UFC. Docente do Seminário Teológico das Assembleias de Deus do Ceará – STADEC. Ministro evangélico ligado a IEADTC em Fortaleza-CE. Email: vtbrazil@hotmail.com.

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Brazil, V. T. F. (2024). DAWKINS, ÉTICA E ABORTO: Considerações sobre uma ética não-essencialista e suas implicações político-sociais no Pentecostalismo. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 6(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/87

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.