A IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS EM PORTUGAL

Autores

  • Eduardo Guilherme de Moura Paegle Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Palavras-chave:

Igreja Mundial do Poder de Deus, neopentecostal, Portugal, missão reversa, transnacionalismo

Resumo

O artigo analisa a inserção da Igreja Mundial do Poder de Deus em Portugal. Devido a proximidade cultural com o Brasil, a estratégia missionária da referida igreja neopente- costal visualizou o território português como importante para iniciar o seu projeto de expansão ao continente europeu dentro da concepção de missão reversa, ou seja, agora ao invés dos portugueses cristianizarem o Brasil, ocorreu o movimento inverso, sendo que a igreja liderada por Valdemiro Santiago seguiu os passos da Igreja Universal do Reino de Deus. Abordamos assim, a expansão da Igreja Mundial do Poder de Deus como um aspecto do transnacionalismo, no qual as religiões ultrapassam os limites das frontei- ras num mundo globalizado.

Biografia do Autor

Eduardo Guilherme de Moura Paegle, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Professor de História do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com bolsa-sanduíche pela Universidade de Lisboa (Portugal). Mestre e graduado em História pela UFSC. edpaegle@hotmail.com.

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Paegle, E. G. de M. (2024). A IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS EM PORTUGAL. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 6(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/95