PARA UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA DA GLOSSOLALIA

Autores

  • Doutor José Brissos-Lino Universidade Autónoma de Lisboa

Palavras-chave:

êxtase, glossolalia, psicologia, religião, verbalização

Resumo

Os aspectos transcendentais da condição humana ligados à religião e à espiritualidade têm vindo a assumir uma relevância crescente nas sociedades contemporâneas. O artigo ensaia uma abordagem psicológica ao fenômeno da Glossolalia, típico do pentecostalismo histórico, partindo da defesa da relevância na investigação acadêmica na área da Psicologia da Religião. 
Procura também refletir sobre a questão das manifestações extáticas no campo religioso, assim como nos aspectos  intrapsíquicos da Glossolalia, concluindo que a prática glossolálica desenvolvida em setting religioso tradicional, no universo cultural onde se enquadram os membros da comunidade de fé, não pode ser considerado dissociativo nem desviante.

Biografia do Autor

Doutor José Brissos-Lino, Universidade Autónoma de Lisboa

Doutor em Psicologia (Universidade Autónoma de Lisboa). Director do Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, Lisboa-Portugal. Coordenador do Instituto de Cristianismo Contemporâneo. Investigador.

Publicado

15.08.2024

Como Citar

Brissos-Lino, D. J. (2024). PARA UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA DA GLOSSOLALIA. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 10(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/173

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.