ARQUITETURA E ARTE SACRA

A ESTRUTURA FÍSICA DA IGREJA COMO MÉTODO DIDÁTICO

Autores

  • Marlise Wischral Rodrigues Faculdade Luterana de Teologia (FLT)
  • Traudy de Quadros Friske Faculdades EST

Palavras-chave:

Ensino, arquitetura, arte sacra

Resumo

Partindo da premissa de que o edifício cristão pode ser um instrumento didático de ensino e evangelização, o presente artigo, em um primeiro momento, busca entender noções do conceito de educação, sua relação intrínseca com a Igreja e o lugar do simbólico no processo de aprendizado. A seguir, aborda-se no segundo bloco a conexão entre arquitetura e cultura: intelectuais ao longo das eras consideraram a arte de construir princípio não meramente funcional, mas um dos meios por excelência da expressão do pensamento vigente. Dessa forma, sua característica comunicativa é explorada à luz da arte sacra cristã, a qual é brevemente exposta em algumas fases históricas a partir da evolução de seus prédios/ locais de culto.

Biografia do Autor

Marlise Wischral Rodrigues, Faculdade Luterana de Teologia (FLT)

Estudante do 7o semestre do Bacharelado em Teologia pela Faculdade Luterana de Teologia (FLT), São Bento do Sul, Santa Catarina – Brasil.

Traudy de Quadros Friske, Faculdades EST

Graduada em Letras, Mestre em Teologia (EST). Docente da Faculdade Luterana de Teologia

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Rodrigues, M. W., & Friske, T. de Q. (2024). ARQUITETURA E ARTE SACRA: A ESTRUTURA FÍSICA DA IGREJA COMO MÉTODO DIDÁTICO. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 6(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/103

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.