PARA UM MÉTODO TEOLÓGICO PENTECOSTAL

Autores

  • Fernando Albano Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.29327/2419655.1.15-1

Palavras-chave:

Método teológico, pentecostalismo, correlação, teologia pentecostal

Resumo

Este artigo vai na direção dos esforços recentes para se articular um método teológico pentecostal. Esta reflexão sugere que é muito promissora para a teologia pentecostal atual, utilizar ou desenvolver um método de correlação, de viés pentecostal, com evidente atitude dialogal com a filosofia e as ciências humanas em geral. Assim, o método teológico pautado pela correlação apresenta o potencial de cultivar no seio pentecostal um diálogo criativo com o mundo atual, superando desta maneira, posturas teológicas fundamentalistas e ensimesmadas, que tendem ao desprezo do conhecimento acadêmico e científico. Sendo assim, como metodologia desse texto, são consideradas as fontes da teologia pentecostal, que devem ser consideradas para a elaboração de uma metodologia teológica adequada à sua experiência e tempo presente. A conclusão sugere uma integração da espiritualidade pentecostal/carismática com o método da correlação, para se construir uma abordagem teológica pentecostal, que reúne de forma equilibrada, a revelação/Palavra de Deus, razão e experiência religiosa sob a norma do Evangelho e do Pentecostes.

Biografia do Autor

Fernando Albano, Faculdades EST

Doutor em Teologia pelo Instituto de Pós-Graduação da Faculdades EST, São Leopoldo/RS. Professor de Teologia Sistemática na Faculdade Refidim, Joinville/SC.

Downloads

Publicado

15.08.2024

Como Citar

Albano, F. (2024). PARA UM MÉTODO TEOLÓGICO PENTECOSTAL. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 15(1). https://doi.org/10.29327/2419655.1.15-1

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.