RUTE E SUA NARRATIVA EMANCIPATÓRIA

UMA LEITURA INCLUSIVA DO ANTIGO TESTAMENTO

Autores

  • Andréa Nogueira Gomes dos Santos Faculdades EST

Palavras-chave:

Livro de Rute, Antigo Testamento, Inclusão, Emancipação, Resiliência

Resumo

A história de Rute, contida no Antigo Testamento, é apresentada por meio de uma perspectiva tradicionalmente teológica e histórica. Este enquadramento canônico muitas vezes ofusca a potencialidade de Rute como uma figura feminina emancipatória e a relevância de seus relacionamentos interpessoais na narrativa. Portanto, este artigo propõe uma releitura da história de Rute através da lente inclusiva, explorando a resiliência de Rute, suas interações sociais e sua progressão da marginalização à inclusão na linhagem de Cristo. O objetivo desta pesquisa é destacar a importância destes temas, oferecendo uma releitura enriquecedora da história de Rute no Antigo Testamento. A metodologia da pesquisa permeia as contribuições de vários teóricos especialistas sobre o tema, por meio de uma revisão bibliográfica. Desta forma, os resultados esperados do artigo estão na reinterpretação da força de Rute, na demonstração de sua inclusão na linhagem de Cristo e no entendimento de suas interações sociais na perspectiva inclusiva.

Biografia do Autor

Andréa Nogueira Gomes dos Santos, Faculdades EST

Mestra em Teologia pela EST na linha de pesquisa Leitura e Estudo e ensino da Bíblia, especialista em
Aconselhamento Cristão e Cuidado, graduada em Teologia e Secretariado Executivo, Licenciada em Filosofia. Professora na Faculdade Refidim. E-mail: andrea@ceeduc.edu.br.

Downloads

Publicado

15.08.2024

Como Citar

Santos, A. N. G. dos. (2024). RUTE E SUA NARRATIVA EMANCIPATÓRIA: UMA LEITURA INCLUSIVA DO ANTIGO TESTAMENTO. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 14(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/59

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.