A “TEOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO” COMO UMA DAS DIMENSÕES DA IMATERIALIDADE DA CULTURA ASSEMBLEIANA

Autores

  • Valdinei Ramos Gandra Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Palavras-chave:

Cultura material, cultura imaterial, teologia do Espírito Santo, Assembleia de Deus, CGADB

Resumo

Em setembro de 2009, em uma inédita ação identitária, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, cujo órgão representativo é a Convenção Geral das Assembleias de Deus – CGADB e que tem como editora oficial a Casa Publicadora das Assembleias de Deus – CPAD, criou uma instituição para a preservação de seu patrimônio histórico cultural material, o Centro de Estudos do Movimento Pentecostal – CEMP. No entanto, não se percebe uma ação semelhante na preservação do seu patrimônio imaterial, tendo em vista que a cultura de determinado grupo também é perpassada pelas dimensões da imaterialidade. Um dos aspectos culturais da imaterialidade assembleiana é a “Teologia do Espírito”, entendido aqui como discursos e experiências religiosas relacionadas ao Espírito Santo. Ao instrumentalizar seu patrimônio histórico-cultural material como recurso identitário, a Assembleia de Deus passa a ressignificar sua identidade distanciando-se de sua mais cara significação cultural, a “Teologia Pentecostal do Espírito”.

Biografia do Autor

Valdinei Ramos Gandra, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade - MPCS pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2013); Licenciando em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana - FTSA (2007), graduação em Processos Gerenciais pela Faculdade In- ternacional de Curitiba FACINTER (2006). Atualmente é professor e coordenador do Curso Bacharel em Teologia da Faculdade Refidim. Participa do grupo de pesquisa “Imaterialidade da Cultura Material em uma Perspectiva Interdisciplinar” na linha de pesquisa “Patrimônio e Sustentabilidade”.

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Gandra, V. R. (2024). A “TEOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO” COMO UMA DAS DIMENSÕES DA IMATERIALIDADE DA CULTURA ASSEMBLEIANA. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 5(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/76

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.