PENTECOSTALIDADE E PENTECOSTALISMO

FATORES DE CRESCIMENTO ASSOCIADOS À ORALIDADE

Autores

  • Claiton Ivan Pommerening Faculdade Refidim

Palavras-chave:

oralidade, teologia pentecostal, história do pentecostalismo, pentecostalidade

Resumo

Propõe-se explicar a pentecostalidade e o pentecostalismo, apresentando- se algumas evidências históricas, passando pelo proto-pentecostalismo brasileiro e elementos constitutivos da história do pentecostalismo, evidenciando seus principais fundadores nos Estados Unidos e no Brasil, bem como análises históricas de alguns eventos isolados, como o motivo da expulsão dos pentecostais da Igreja Batista em Belém (PA). A ênfase principal de análise são os fatores históricos internos e externos que propiciaram o crescimento da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil, enfatizando algumas análises sociológicas e religiosas, de forma não exaustiva.

Biografia do Autor

Claiton Ivan Pommerening, Faculdade Refidim

Claiton Ivan Pommerening tem graduação em Ciências Contábeis e Teologia, especialização em Teologia e Bíblia, mestrado em Teologia e é doutorando em Teologia; é co-pastor na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville (SC), diretor do CEEDUC – Centro Evangélico de Educação e Cultura e presidente da SASEDEP – Sociedade de Assistência Social e Educacional Deus Proverá.

Downloads

Publicado

12.08.2024

Como Citar

Pommerening, C. I. (2024). PENTECOSTALIDADE E PENTECOSTALISMO: FATORES DE CRESCIMENTO ASSOCIADOS À ORALIDADE. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 2(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/7

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.