A LINGUAGEM INCLUSIVA DA TEOLOGIA DO PENTECOSTALISMO CLÁSSICO

POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS EXCLUÍDAS DA SOCIEDADE

Autores

  • Ailto Martins Faculdade Refidim

Palavras-chave:

Pentecostalismo clássico, linguagem, inclusão, acessibilidade, teologia

Resumo

O discurso do pentecostalismo clássico, na sua origem carregava um forte apelo experiencial, devido, a experiência carismática na vida dos pentecostais. O Batismo no Espírito Santo e a condição marginal pentecostal foram fatores, que contribuíram para a linguagem teológica inclusiva do pentecostalismo clássico. Pessoas que viviam as margens da sociedade, por meio dos cultos pentecostais sentiram-se empoderadas, pelo poder do Espírito, e, consequentemente, foram acolhidas pela igreja pentecostal. Diante disto, a abordagem da pesquisa, diz respeito ao estudo da linguagem inclusiva do pentecostalismo clássico, como fundamento, para a inclusão e acessibilidade de pessoas excluídas da sociedade. Com isto, pretende-se analisar o desenvolvimento desta linguagem, através de um recorte na história do pentecostalismo clássico, com ênfase na inclusão e no acesso de pessoas inseridas neste movimento. O caminho metodológico da pesquisa expôs a contribuição de vários teóricos especialistas, que já discorreram sobre esta temática. Conhecer e aprofundar a discussão, a respeito da linguagem inclusiva do pentecostalismo clássico, pode ser a chave, para estabelecer a abertura para inclusão e acesso de indivíduos, por meio de uma teologia pentecostal que inclua, integre, acolha e cuide de pessoas, sem preconceito e sem discriminação, por meio de um fazer teológico que empreste sua voz para os excluídos da sociedade.

Biografia do Autor

Ailto Martins, Faculdade Refidim

Mestre em Teologia, Graduado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Teologia. Pós-graduado MBA em Gestão de Pessoas. Professor da Faculdade Refidim.

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Martins, A. (2024). A LINGUAGEM INCLUSIVA DA TEOLOGIA DO PENTECOSTALISMO CLÁSSICO: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS EXCLUÍDAS DA SOCIEDADE. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 6(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/97

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.