A AÇÃO MISSIONÁRIA CRISTÃ ENTRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

O CASO DO POVO TERENA

Autores

  • Iago Freitas Gonçalves PUC-SP

Palavras-chave:

Jesuítas, indígenas, Terena, religião cristã, pentecostalismo

Resumo

O presente artigo visa apresentar o modo como a religião cristã é inserida entre os indígenas no Brasil colonial por meio das missões jesuítas. Posteriormente, o trabalho foca-se na  história da introdução do cristianismo no povo Terena. Primeiro na vertente católica, século XIX, e mais tarde na vertente protestante, já no século XX. Por fim, traz alguns apontamentos de uma “pentecostalização” da fé cristã dentro das comunidades indígenas Terena.

Biografia do Autor

Iago Freitas Gonçalves, PUC-SP

Bacharel em Teologia (VCD-FTSA); Bacharel em Teologia (FNB); Mestrando do programa de pós- graduação em Ciência da Religião da PUC-SP. Atuou como professor e coordenador entre os anos de  2012 e 2013 do Seminário Teológico Indígena Terena (STIT), localizado na aldeia Moreira, do povo Terena, na cidade de Miranda-MS. Membro do Grupo de Estudos em Protestantismo e Pentecostalismo (GEPP) da PUC-SP, sob a coordenação do Prof. Dr. Edin Sued Abumanssur, que também é o orientador da pesquisa de mestrado. Email: Freitasiago@gmail.com. Este artigo é parte de seu trabalho de conclusão de curso, defendido em 2016, na FNB, intitulado: “O povo Terena: História, Catequização e Evangelização”.

Publicado

15.08.2024

Como Citar

Gonçalves, I. F. (2024). A AÇÃO MISSIONÁRIA CRISTÃ ENTRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: O CASO DO POVO TERENA. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 9(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/189

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.