DESAFIOS TEOLÓGICOS PARA A SUPERAÇÃO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL

Autores

  • Valdinei Ramos Gandra Faculdade Refidim
  • Paulo André R. Corrêa Faculdade Refidim
  • Ellen Regine C. Silva Faculdade Refidim
  • Sandra Dal Zot Faculdade Refidim

Palavras-chave:

Religião, intolerância, teologia, Brasil

Resumo

Historicamente, o campo religioso brasileiro se consolidou por intermédio da interconexão entre as religiões de matrizes indígenas, europeias e africanas. No entanto, o monopólio foi assegurado pelo domínio luso-católico, pois o catolicismo se estabeleceu como reli- gião oficial do Brasil até 1891, ano da promulgação da constituição republicana. Desse modo, a tradição cristã católica assume a “centralidade” do espaço simbólico religioso, “marginalizando” as demais tradições, cabendo-lhes, por conta disso, o espaço simbólico “periférico”. Apesar da fragmentação, a tradição cristã (católicos e evangélicos) perma- nece ainda “central”, seja do ponto de vista numérico ou de visibilidade social. Por outro lado, a referida configuração religiosa é atravessada por tensões e não são raros os casos de intolerância religiosa, o caso mais visível se dá entre (neo) pentecostais e religiões de matrizes afro-indígenas. Diante da pluralidade religiosa brasileira e o risco de discursos e práticas intolerantes é premente a necessidade de uma reflexão teológica cristã que possa sinalizar possiblidades de compromisso com a paz, a justiça e os direitos humanos.

Biografia do Autor

Valdinei Ramos Gandra, Faculdade Refidim

Valdinei Ramos Gandra. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade - MPCS pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE); especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA); graduado em Processos Gerenciais pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Graduando em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Atualmente é professor da Faculdade Refidim ocupando as funções de Coordenador do Bacharel em Teologia (Presencial) e Pesquisador Institu- cional (PI). Pesquisador do Grupo de Estudos de Teologia e Sociedade (UNIVILLE). Sócio da Associação Nacional de História (ANPUH). Membro da Rede Latino Ameri- cana de Estudos Pentecostais (RELEP). Membro do comitê editorial da Revista Azusa - Revista de Estudos Pentecostais (ISSN 2178-7441). E-mail: gandra@ceeduc.edu.br.

Paulo André R. Corrêa, Faculdade Refidim

Paulo André R. Corrêa. Aluno do 6o período do Bacharel em Teologia da Faculdade Refidim. E-mail: paulo_andre_c@hotmail.com.

Ellen Regine C. Silva, Faculdade Refidim

Ellen Regine C. Silva. Aluna do 5o período do Bacharel em Teologia da Faculdade Refidim. E-mail: ellen_reginy@hotmail.com.

Sandra Dal Zot, Faculdade Refidim

Sandra Dal Zot. Aluna do 6o período do Bacharel em Teologia da Faculdade Refidim. E-mail: sandradalzot@gmail.com.

Downloads

Publicado

14.08.2024

Como Citar

Gandra, V. R., Corrêa P. A. R., Silva, E. R. C., & Zot, S. D. (2024). DESAFIOS TEOLÓGICOS PARA A SUPERAÇÃO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 8(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/167

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.