A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA DE JOÃO CALVINO

ALGUNS APONTAMENTOS ACERCA DE SUA VIVÊNCIA RELIGIOSA

Autores

  • Marcelo Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

João Calvino, reforma protestante, experiência religiosa, religiosidade

Resumo

A historia da Tradição Reformada remete necessariamente a Ulrich Zwínglio, seu pioneiro na Suíça. Contudo, foi João Calvino, na verdade, quem logrou êxito de fato na implantação e sistematização deste matiz do protestantismo nos cantões suíços. Nesse sentido, os historiadores da Igreja têm privilegiado, evidentemente, as postulações teológicas e eclesiásticas de Calvino, em detrimento de sua experiência enquanto homo religiosus nativo do cristianismo protestante. Assim, importa neste ensaio investigar justamente este viés da vida do reformador genebrino que tem permanecido um tanto quanto velado, mas que parece ser suficientemente profícuo para permitir alçar a experiência religiosa deste ícone da Reforma a um patamar mais elevado que lhe é devido. Tal é o escopo deste ensaio.

Biografia do Autor

Marcelo Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Ciência da Religião (Ciências Sociais da Religião) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro e Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB. Militar da ativa do Exército Brasileiro. E-mail para contato: montanhistams@hotmail.com.

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Lopes, M. (2024). A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA DE JOÃO CALVINO: ALGUNS APONTAMENTOS ACERCA DE SUA VIVÊNCIA RELIGIOSA. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 5(1). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/64

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.