FRAGMENTOS DE UMA TEOLOGIA DO ESPÍRITO PARA O PENTECOSTALISMO CLÁSSICO

Autores

  • Claiton Ivan Pommerening Faculdade Refidim

Palavras-chave:

Pneumatologia, pentecostalismo, experiência religiosa, êxtase, diaconia

Resumo

O pentecostalismo, embora consiga atrair muitos adeptos no Brasil, tem sérias deficiências em sua formulação teológica formal. Sua teologia é basicamente de tradição oral e, portanto, volúvel e adaptável às exigências sociais, mercadológicas e religiosas. Essa tendência é sua maneira de se manter no meio religioso e continuar atrativo. Entretanto, apesar de sua teologia líquida, o tema da pneumatologia, na maioria dos casos, continua tendo valor prioritário, dessa forma, este artigo quer valorizar sua teologia do Espírito e propor uma teorização a partir do teólogo contemporâneo Jürgen Moltmann, que se dedicou a este tema. Sendo a teologia pentecostal majoritariamente experiencial e narrativa, procura mostrar uma provável despentecostalização do pentecostalismo clássico por conta de uma não elaboração sistemática de sua teologia.

Biografia do Autor

Claiton Ivan Pommerening, Faculdade Refidim

Doutorando em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), bolsista da Evangelisches Missionswerk da Alemanha. Membro do RELEP – Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais e do NEPP – Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo. Professor de Teologia na Faculdade Refidim (Joinville – SC) e editor da Azusa Revista de Estudos Pentecostais (ISSN 2178-7441). Pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Joinville (SC). E-mail: claiton@ceeduc.edu.br. Endereço Lattes: http:// lattes.cnpq.br/5540550378381150.

Downloads

Publicado

13.08.2024

Como Citar

Pommerening, C. I. (2024). FRAGMENTOS DE UMA TEOLOGIA DO ESPÍRITO PARA O PENTECOSTALISMO CLÁSSICO. AZUSA: Revista De Estudos Pentecostais, 5(2). Recuperado de https://azusa.emnuvens.com.br/revista/article/view/74

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>